A terça, 03 de junho, é um dia importante para a história da saúde em Castanheira. O município acaba de iniciar, em espaço temporariamente criado no PSF Urbano, o tratamento com ozonioterapia, técnica terapêutica que utiliza a aplicação de uma mistura de gazes oxigênio e ozônio, ou seja, o ozônio medicinal.
Com o objetivo de baratear custos, a prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde, enviou duas profissionais da área, enfermeiras Ana Paula e Stella, para treinamento específico na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Também adquiriu o equipamento necessário, utilizando recursos próprios.
Ana Paula lembra que a ozônioterapia é usada há séculos em países desenvolvidos, com benefícios comprovados por inúmeros estudos pelas excelentes propriedades medicinais como anti-inflamatórias, antissépticas, modulação do estresse oxidativo e melhoria da circulação periférica e da oxigenação.
Atendimento
Segundo a Secretaria de Saúde, a demanda por enquanto será voltada para pacientes com feridas de difícil cicatrização e que tenham recomendação médica. Posteriormente, o atendimento que ocorrerá as terças e quintas no período vespertino será estendido para outras áreas.