As duas primeiras indicações do ano no legislativo castanheirense, apresentadas na primeira reunião ordinária, ocorrida na última segunda feira, 17, mantém a tendência dos anos anteriores de uma agenda onde a reivindicação de obras de infraestrutura predomina.
Com o maior número de indicações em 2019, a vereadora Lurdes Rodrigues Vaz Servino, a Lurdinha, solicita a construção de três pontes ou bueiros de alvenaria em pontos estratégicos da Comunidade Lambarí, no Vale do Seringal, apresentando como justificativa o melhor transito dos veículos que transportam, diariamente, leite e estudantes.
Já o vereador Lourival Alves da Rocha, também muito atuante na função de representar os interesses da população perante o poder público, função principal de um vereador, está solicitando a construção de uma rotatória no cruzamento da Av. Castanheira com a MT 170, no período urbano, em frente ao Pronto Atendimento. Argumenta que a obra é de baixo custo de construção e manutenção e aumentaria a segurança do trânsito na região, uma das mais movimentadas da cidade.
Um vereador ouvido pelo Innovare News, a propósito das primeiras matérias na Casa de Leis, destaca que “nunca se fez tanto na área de infraestrutura urbana e rural em Castanheira como na atual administração”. Lembra que a demanda, especialmente na zona rural, é muito grande, considerando que a pecuária e a agricultura familiar, base da economia do município, exigem boa trafegabilidade. Ao construir estruturas de alvenaria em pontes maiores e começar a implantar manilhas em algumas menores, substituindo as bases de madeira, a atual administração começa a romper com um ciclo de obras provisórias.
A propósito do trânsito urbano lembra a mudança radical de vários cenários nos últimos anos. “Trechos historicamente intransitáveis em períodos de chuva, representam uma página virada”, diz. Finaliza lembrando que a harmonia entre os poderes legislativo e executivo tem contribuído para melhorias significativas em Castanheira, em todas as áreas.
Outra rotatória
Em relação a rotatória, não é a primeira reinvindicação na Câmara Municipal de Castanheira. O trecho de confluência entre a mesma MT 170 e as vias que demandam a Fontanillas e ao Vale do Seringal já foi objeto de indicação em tempos passados e assunto de matéria no Innovare News por ser listada como uma das maiores reivindicações da população quando o futuro de Castanheira é projetado.