Quarta-feira, 28 de outubro, Dia do Servidor Público. Em Castanheira eles estão trabalhando, normalmente, observando as restrições impostas pelo coronavirus. Mas, na sexta, será ponto facultativo.
A prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi Almci, através do decreto 061, transfere a data para o próximo dia 30, possibilitando uma ponte com o 1º de novembro, segunda, feriado do Dia de Finados. Com isto esse profissional, que contribui de forma decisiva para o bom funcionamento da máquina pública, sendo importante agente da construção social.
O texto, que ressalta a importância de se homenagear o servidor, destaca que o ponto facultativo da sexta feira não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, “que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos”.
No Brasil, o funcionalismo público se faz presente desde a chegada dos portugueses, em 22 de abril de 1500. A categoria há séculos luta por direitos considerados legítimos, sempre alvo de questionamentos por conta dos maus servidores, tendência, contudo, verificável em todas as outras.