Quem está atento as questões climáticas deve ter percebido uma névoa acinzentada cobrindo o céu de Castanheira nos últimos dias. O fenômeno é mais visível nos finais de tarde.
De acordo com CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) a fumaça é decorrente dos incêndios florestais na região amazônica e têm sido transportados pelo vento a várias regiões do país, inclusive no sudeste.
Com o clima seco e a umidade relativa do ar tem se mantendo em níveis com registros de até 20%, a concentração de fumaça aumenta a possibilidade de doenças respiratórias.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera ideal a umidade relativa do ar acima de 60%. Por este fator, as autoridades municipais de Saúde recomendam cuidados a população até que voltem as chuvas de forma regular, geralmente a aparecer a partir do final de setembro.
Para o final/início de semana a previsão do Clima Tempo para Castanheira indica a possibilidade de pancada de chuva na tarde deste sábado e dia ensolarado, com algumas nuvens, no domingo. No período a temperatura deve variar entre a mínima de 20 e a máxima de 37 graus.