O ar gelado que se espalhou sobre o país a partir deste sábado, 23, chegou a Castanheira e região, onde o frio não é muito comum. E se a média das últimas horas, de 20 graus, já incomoda os que não gostam, os próximos dias prometem ser mais frios ainda.
Se as previsões se confirmarem, entre domingo e quinta feira as mínimas em Castanheira devem se manter numa média de 16 graus, podendo chegar a 14 na quarta-feira.
“Esse ano superou, está frio demais!”, diz Edivania Pereira, de Juína. “Estou vibrando, porque não é muito comum a gente sentir isto”, diz Marli Dias, com origens em Bataiporã, Mato Grosso do Sul, onde os termômetros acusam temperaturas muito mais baixas.
“Como não somos acostumados com o frio, estranhamos bastante”, diz a professora Shirley Mello, residente no 2º Assentamento, no Vale do Seringal, destacando que a mudança foi radical de sexta para sábado. “Ontem estava muito calor aqui, hoje amanheceu com muito vento e, agora, esse frio”.
Esta é a segunda onda de frio que chega na região no mês de maio e veio mais forte que a primeira, que atuou na semana que antecedeu o Dia das Mães. Além disto o frio vai ficar mais tempo. A previsão é de que as temperaturas só voltem a subir, pelo menos a noite, a partir do próximo final de semana.