O passado, o presente e o futuro, tempos que definem a história e perspectivas de cada um, estão emblematicamente representados em duas recentes indicações ao executivo, apresentadas e aprovadas na Câmara Municipal pelos vereadores Lourival Alves da Rocha e Rogério Pedro Graeff.
O vereador Lourival quer a construção de um Memorial às vítimas da Covid 19. Como o nome sugere, seria um espaço para relembrar, honrar e eternizar as vitimas fatais da pandemia do coronavírus, caracterizado por elementos como fotografias e uma breve biografia de cada homenageado.
O vereador Pedro Graeff, por seu turno, levanta um problema ignorado por muitos, mas que precisa de um olhar. Trata-se do grande número de pessoas com dificuldades em áreas relacionadas a comunicação, como a fala, a voz, a audição e as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Daí a urgência da contratação de um profissional da área de fonoaudiologia.
Lourival referencia-se em exemplos de memorias já existentes no país, como a “Árvore de Lágrimas, em Aracaju, SE. Graeff em levantamento feito nas instituições de ensino, indicando a existência de 9 alunos na Escola Maria Quitéria, 33 na Escola Municipal, 11 na Escola Presbiteriana e 05 na Creche Municipal com dificuldades de aprendizagem relacionadas a áreas atendidas pela fonoaudiologia, além de centenas de cidadãos.