Feijões são uma fonte de proteína de alto teor de fibras e baixo teor de gorduras. Além disso, estão repletos de vitaminas. Existem outras razões para inseri-los na agenda diária de alimentos, especialmente o feijão preto.
Vejam a seguir, os benefícios do feijão, segundo o texto “Alimento para Viver”, de Jen Matlack, aqui reproduzido pelo Castanheira News:
Estão repletos de antioxidantes – O feijão preto e o que oferece mais benefícios, seguido das lentilhas, da soja preta e do feijão vermelho, segundo estudo realizado pela Universidade Estadual de Dakota do Norte, nos EUA. Os altos níveis de substâncias fitoquímicas podem ajudar a impedir o endurecimento das artérias, reduzindo o acúmulo de placas e mantendo saudáveis os vasos sanguíneos.
Ajudam a diminuir o colesterol – Pessoas com risco de desenvolver diabete conseguiram baixar o colesterol LDL (o ruim) em mais de 8% quando comeram meia xícara de feijão rajado por dia, durante oito semanas, segundo estudo da Universidade Estadual do Arizona. Como comparação: meia xícara de aveia por dia diminui o colesterol em aproximadamente 2%.
Previnem doenças – Estudos também demonstram que os nutrientes presentes nessas leguminosas podem nos proteger contra a doença de Alzheimer e contra os cânceres de mama e de cólon.