Carnaval? Que nada! Muitos castanheirenses buscam fortalecer a fé em eventos alternativos.
Embora se fale muito em carnaval nestes dias, especialmente neste final e início de semana, quando o evento, que há semanas já se encontra no “modo pré”, chega ao clímax, o período, que este ano vai de 18 a 21 de fevereiro, tem movimentos alternativos.
Um deles, as programações religiosas, especialmente os retiros espirituais muito comuns nas culturas evangélica e católica. Com elementos comuns como as palestras, meditações, orações e momentos de lazer, eles atraem cada vez mais participantes, com os mais diferenciados formatos.
Em Castanheira, presbiterianos, batistas, adventistas, estão entre os grupos autodenominados cristãos que tem projetos a partir deste sábado, em cenários diferenciados, da cidade ao campo. A filosofia reinante não é fugir do carnaval, como alguns costumam observar, mas separar um tempo para fortalecer vínculos entre si e entre Deus e intercederem por questões de momento.
A Primeira Igreja Batista, pastoreada por Edson Marcos, realiza na Fazenda Gata Manhosa, de Nelson Capixaba Vargens, mais uma edição do projeto “Resgate Jovem”, tendo como tema “Você é um escolhido”.
Ainda num cenário rural, os adventistas locais somam-se a participantes de Juína, Brasnorte, Porto dos Gaúchos e Juara num retiro que tem como tema “Eu vou!”, desenvolvido pelo pastor Josias Ferreira da Fonseca, na paisagem paradisíaca da Ilha Gabarito, no Vale do Arinos.
Os presbiterianos das IPB’s do Presbitério Noroeste, que agrega fiéis de Castanheira, Juína, Juruena, Cotriguaçu e Colniza, entre outros, estarão reunidos a partir das 14 horas deste sábado nas instalações da Escola Presbiteriana de Castanheira. No templo, em anexo, e nos demais espaços, uma concorrida programação será observada. O tema “Vale a pena viver” será discorrido pelos pastores do concílio, entre eles o anfitrião, Reverendo Welinton Roque, o Baianinho.
Outro destaque do período será o I Encontro de Jovens TL, no dia 21, a partir das 08 horas, nas instalações da Escola Municipal Castanheira, no Bairro Santa Rita, promovido pela Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo, pastoreada por Vagner Lopes Rodrigues. Segundo a liderança, haverá gincana, diversas dinâmicas e vôlei.
De acordo com a OMEC, Ordem dos Ministros Evangélicos de Castanheira, todas as Igrejas evangélicas terão programações específicas no período, definindo como um dos mais intensamente marcados pelo fortalecimento da fé cristã.
Os católicos mantêm tradição de retiros espirituais no período, especialmente a partir do surgimento do movimento de renovação carismática. A maior referência no país é o trabalho da Canção Nova. Não recebemos informações sobre alguma programação local.