“Tive vontade de desistir!”. Foi este o sentimento de Geovani Aparecido, de Juara, 40, depois que caiu de sua montaria na sexta, 1º de julho, tendo deslocado o joelho. A perseverança, contudo, rendeu-lhe a melhor pontuação do Rodeiro em Touros da 17ª Edição da Exposição Agropecuária de Castanheira, Expocas, sob a coordenação do Sindicato Rural, encerrada em 03 de julho, no recinto do Parque de Exposições. Foi sua sétima participação em rodeios.
O evento de 2016 contou com a participação de peões de várias regiões, de dentro e fora de Mato Grosso. Na arena os touros das tropas Cia Boiada Zeda Du, Cia R1, Cia 2P e JM, deram trabalho aos competidores a ponto do campeão ter caído de dois animais.
“Fiquei impressionado com a qualidade”, disse o jornalista e comentarista Eugenio José, de Presidente Prudente, São Paulo. Ele, os narradores oficiais Fagner Rangel e Rodrigo Mota, os talentos de Castanheira Nildomar JS e Cleberson Alcântaca e o juinense Melqui Bento, deram vida ao espetáculo que se desenvolveu nas Arenas e nas arquibancadas, ao longo de quatro noites.
Entre os competidores, nomes bastante conhecidos daqueles que prestigiam os rodeios do Estado de Mato Grosso, como o campo-verdense Ednei de Paula, que já ganhou 22 motos, 10 automóveis e 03 caminhonetes em rodeios pelo país e o castanheirense Ronivaldo de Souza, que já ganhou vários rodeios, inclusive uma das edições da Expoju. Ele chegou à semifinal, ficando entre os 10 melhores da edição de 2016 do Rodeio da Expocas.