“Mais uma vitória após tantas batalhas”. Com essa perspectiva a professora Raquel Serrano Baldisera, 34, está celebrando a publicação de seu artigo “Perfil socioeconômico dos produtores (PNAE e PAA) em Castanheira – MT, sudoeste da Amazônia Legal” na Revista de Geografia Agrária, criada em 2006, a partir do XVII Encontro Nacional de Geografia Agrária, em Gramado (RS), especializada em publicações de pesquisadores. Ele faz parte de sua dissertação de mestrado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat.
Residindo em Castanheira há 13 anos, casada com o advogado Alexandre Herrera de Oliveira, mãe do pequeno Samuel, a conceituada educadora nascida em Alto Piriquiri, Paraná, foi escolhida, recentemente, para a assessoria pedagógica do município, depois de atuar nos últimos anos como professora de Biologia e Ciências na Escola Estadual Maria Quitéria.
Por seu mestrado, realizou pesquisa a partir do trabalho de 25 agricultores familiares que acessam programas de políticas públicas no município. Segundo ela, foi possível observar que tais programas proporcionaram ampliação da área destinada a agricultura e melhorias em técnicas adotadas no manejo, bem como nas propriedades e implementos utilizados.
Para Raquel, existe em Castanheira uma grande diversidade de produtos cultivados e a caracterização climática da região sugere um potencial ainda maior a ser explorado. “Temos demandas a serem atendidas ou ampliadas como assistência técnica, acesso a linhas de crédito rural e revisão de custos pagos pelos produtos”, destaca.
Nas redes sociais vários castanheirenses se manifestaram sobre seu trabalho, enaltecendo sua dedicação e capacidade. Raquel, por seu turno, agradeceu aos que tornaram possível a conquista, entre eles seu orientador Rivanildo Dallacort, a família, os castanheirenses que a receberam como cidadã, produtores rurais e a Secretaria Municipal de Agricultura.