O município de Castanheira está entre os 3.131 do país onde neste sábado, 19, acontece o Dia D contra o sarampo. O PSF Urbano, no Bairro Guadalupe, está entre as 41,9 mil unidades que recebem os pais ou responsáveis de crianças de 6 meses a 5 anos, público-alvo da ação.
Segundo Valci Miranda Ramos, da equipe de coordenação da Secretaria de Saúde do município, as 2.6 milhões de crianças desta faixa etária são as mais suscetíveis às complicações da doença. Das 13 mortes por sarampo confirmadas no Brasil nos últimos 90 dias, 7 atingiram menores de cinco anos de idade.
O Dia D deste sábado, que se estende até às 16 horas, sem interrupção no horário de almoço, está no contexto da Campanha de Vacinação contra o Sarampo que se realiza de 7 de outubro a 30 de novembro deste ano no país. As outras faixas etárias, além do atendimento normal no dia a dia do PSF Urbano, terão seu dia D no próximo mês de novembro.
Site da Prefeitura Municipal de Castanheira lembra que o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorrer quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas. A única maneira de evita-la é pela vacina.