O nosso país tem mais de 8 milhões de dependentes químicos, pouco mais de 5% de toda a população, segundo estatísticas. Na região noroeste do Estado uma das instituições que trabalha com recuperação é o Desafio Jovem Ebenezer, às margens da MT 170, entre os municípios de Juína e Castanheira.
Com filosofia cristã de vida, faz parte de 12 unidades existentes no Brasil, que atuam autonomamente. Começou a funcionar no dia 20 de setembro de 2009 e hoje tem como diretor o evangelista Emerson Cruz, 42, natural de Jundiaí, São Paulo, recuperado em 2011, depois de 20 anos de dependência química, alcoólica e tabagista.
A partir de sua própria história, e com base nas estatísticas que conferem um índice de 65% de recuperação entre os acolhidos, Emerson destaca a relevância do Desafio Jovem. “Acredito que estamos fazendo um bom trabalho, com a ajuda de Deus, mas entendo que a responsabilidade não é somente de nossa comunidade e sim da sociedade como um todo”.
Singulariza como exemplo do seu valor, a mudança ocorrida na vida de um rapaz de família renomada de Juína, que foi recuperado no Ebenezer. “Ele era alcoólatra contumaz, desde sua juventude, perdendo toda a credibilidade no meio familiar, mas hoje é um modelo para a sociedade”, relata.
O que são dependentes químicos?
O dependente químico é uma pessoa que faz uso de determinadas substancias de uma forma impulsiva, com o desejo de aliviar sensações desconfortáveis e obter prazer e bem-estar, ainda que saiba dos grandes prejuízos que isto traz.
Os sintomas da dependência química são variados e surgem com mudanças no comportamento, na saúde física, na forma de pensar e nas atitudes. Muitos são os sinais de que a caracterizam, sendo os principais ansiedade, irritabilidade, euforia, mudanças de amizades e atividades, diminuição de rendimento no trabalho ou estudos, falta de motivação e mudanças bruscas de humor.
No Ebenezer
Segundo Emerson Cruz a rotina no Desafio Jovem Ebenezer inclui atividades espirituais, musicoterapia, terapias ocupacionais, videoterapia, atendimento psicológico e lazer.
Colaboram com a instituição especialmente supermercados, com doações que são recicladas no local, famílias e algumas Igrejas, entre essas a Nova Canaã, de Castanheira.
Ele lembra que a dependência é uma doença que requer tratamento durante toda a vida. O Ebenezer se dispõe a ser parceiro nesta luta. Interessados em conhecer o trabalho, fazer o encaminhamento de algum dependente ou mesmo colaborar com as maiores necessidades da instituição (alimento, material de limpeza e higiene, combustível, gás ou mesmo valores para manutenção predial) devem contatar (66) 99672 3519, 98411 1931, 99932 1931 ou pelo email [email protected]