A operação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Dnit, que restringe o limite de peso dos caminhões a no máximo 48,50 toneladas, na BR 174, no noroeste de Mato Grosso, ainda não teve início, mas já tem gerado polêmicas em Castanheira, onde o órgão implantou uma balança para aferir o peso dos veículos.
Embora os técnicos que se encontram na cidade, prestando serviços, não se manifestem, algumas abordagens mais tensas já aconteceram nas últimas horas, no local definido para a futura operação, na margem da Av. Castanheira da Praça 04 de Julho. "Isto se deve a desinformação de algumas pessoas", observam.
“Estamos fazendo um trabalho educativo, neste primeiro momento”, destaca um deles, lembrando que uma reunião deve acontecer em Cuiabá no próximo dia 21, com representantes do governo estadual, para definir questões vitais de curto, médio e longo prazos em relação a rodovia, uma delas, obviamente, o “modus operandi” do trabalho de fiscalização.
Um integrante da equipe lembra que a população precisa pontuar que uma rodovia tem uma função social maior que o transporte. Neste sentido, se existe alguma irregularidade no transporte de carga, como o peso acima do limite (leia matéria sobre o assunto neste site), que interfere no fluxo de todos, independentemente de ser transporte de cargas, é preciso apurar.