Uma das artes mais antigas do mundo, a cutelaria, tem uma referência de qualidade em Castanheira. Artesão em couro, Wagner Fernando, conhecido como Aza Selaria, por conta de sua empresa estabelecida no Bosque da Saúde, ao lado da Comunidade Nova Canaã, agora é também artesão em lâminas de aço ou cuteleiro forjador.
Na busca de diversificar os produtos oferecidos em seu endereço, Wagner fez um curso, comprou alguns instrumentos de forja e obteve parceria especialmente para a ferramenta mais complexa para a fabricação de facas, a bigorna, com o pecuarista Jorge Basílio.
O primeiro lote de 15 facas, trabalhadas num processo de fabricação cuidadoso, que demanda tempo, “não deu pra quem quis”, segundo Wagner. Algumas foram enviadas para localidades como Campo Grande, Mato Grosso do Sul, São José dos Quatro Marcos e Nortelândia, aqui no Estado.
Contados entre os clientes locais, Dagoberto Júnior e Jadiel Rios ficaram satisfeitos com o resultado. As facas são personalizadas, com todo o processo de fabricação que envolve etapas como usinagem, desbastamento da lâmina, forja, tempero no óleo, lixamento, executado pelo próprio artesão.
“Quando sai da têmpera todas as facas são testadas, inclusive com corte de osso”, revela, destacando outra característica do produto: a resistência.
“Estou muito feliz com o resultado deste trabalho, que sempre tive vontade de fazer”, diz ele. As facas têm características exclusivas como assinatura de cada peça e personalização. Os cabos são feitos a partir de madeira como Tambaru, Coração de Nêgo e Aroeira, originaria da região.
Além de conhecer o trabalho de Wagner em seu próprio local de trabalho, os interessados podem fazer contato através dos endereços de email [email protected] ou pelo telefone (66) 99686 0693. Neste site os vários modelos de facas podem ser vistos na Galeria de Fotos em "As Facas do Aza".