Com diversos programas inseridos no dia a dia de Castanheira, o Sicredi, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, insere na agenda dos “acreditadores” locais em dias melhores um evento imperdível. Dia 29, das 13h30 às 16 h, no Salão de Eventos Santo Antônio, acontece a mostra do Programa A União Faz a vida.
A edição local contou com a participação das escolas Presbiteriana, Centro Educacional Municipal Pequeno Príncipe, Escola Municipal Castanheira, Escola Jorge Amado, Escola D. Pedro I e Escola José de Alencar.
Depois de visitarem diversos espaços de produção do município, como o Viveiro Municipal, estudantes do ensino fundamental das escolas participantes, orientados por seus professores, definiram seus projetos a partir das metodologias sugeridas pelo programa, baseado na educação cooperativa. Na mostra eles serão apresentados ao público.
História
O programa União Faz a Vida começou oficialmente em 1995, depois que os gestores do Sicredi, a partir de uma aproximação com a Unisinos, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, perceberam a importância de promover a educação para um mundo cooperativo.
Na edição de 2019 mais de 284 mil alunos, 24 mil professores, de 1908 escolas em 369 municípios do país participaram. Em Castanheira a coordenação está sob responsabilidade da professora Claudineia Cardoso Gonçalves. Segundo ela, 41 professores participaram das habilitações e do trabalho de orientação aos alunos. “A expectativa é grande quanto aos resultados”, diz.