A prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi Almici, esteve reunida com seus secretários, assessores e chefe de gabinete na manhã desta terça-feira, 17, para o anuncio de uma série de medidas contra o Covid-19.
As ações constam em decreto de situação de emergência que deve ser publicado nesta quarta-feira, tendo força de lei e com validade para 10 dias úteis.
Segundo apuramos, dentre as medidas está a suspensão de todas as atividades coletivas, especialmente aquelas já definidas para o dia a dia da Secretaria de Assistência Social e competições da Agenda da Secretaria de Esportes.
Outros eventos que envolvem a participação de todas as pastas, serão reagendados, como o Torneio Leiteiro, que aconteceria de 16 a 19 de abril.
Um decreto de situação de emergência é importante, segundo especialista ouvido pelo Innovare News, porque garante a agilidade de atendimento em situações como as geradas pelo Covid-19 (corona vírus). Um decreto nesses termos possibilita a compra e a contratação de profissionais com mais agilidade, por exemplo, quando nos tramites normais levaria mais tempo.
Aulas
As aulas em todas as Escolas do município, municipais e estaduais, também estarão suspensas a partir do próximo dia 23 de março, segunda feira, retornando no dia 05 de abril.
Nas redes sociais especialistas tem observado aos pais que orientem seus filhos, lembrando-os que não se trata de um período de férias, recomendando-se que todos fiquem em casa.
Shows e outros
Decreto do governador Mauro Mendes, publicado na última segunda-feira, 16, e outros já publicados em vários municípios do Estado recomendam que medidas de restrição devem ser observadas para eventos que envolvem ajuntamento humano.
Neste contexto, o foco são shows, atividades culturais, academias, eventos religiosos, clubes recreativos, entre outros.
Em países onde essas orientações não foram levadas a sério ocorreram picos da doença, com a morte de muitas pessoas. Por isto, vale o velho dito: “todo o cuidado é pouco” em situações de emergência como essa, que motivou a Organização Mundial de Saúde a classificar o momento como de uma pandemia em curso.
Como dizia o velho e sábio Salomão: “Há tempo para tudo embaixo do sol”. No tempo que se chama hoje, o tempo é de cuidados especiais.