O primeiro grande embate futebolístico do ano, no Brasil, acontece neste sábado, 25, às 09h00 (Horário de Mato Grosso), no estádio do Pacaembu, em São Paulo. A decisão da Copa São Paulo de futebol Júnior, maior evento da categoria no mundo, tem decisão inédita em sua 51ª edição: os dois maiores times do Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional, estarão frente a frente.
Em Castanheira alguns torcedores estão de olho na partida, especialmente os gremistas, pois a equipe busca um título inédito. O Internacional tenta seu quinto título, sendo, ao lado do São Paulo e Flamengo, a terceira equipe com mais títulos (três), ficando atrás apenas do Corinthians (10 títulos) e Fluminense (5 títulos).
Entre os apaixonados pelo Grêmio na cidade estão todos os integrantes da família Scheffler. O vice-prefeito, Jandir Alberto Scheffler, um dos mais entusiastas, já antecipa o placar: 3 a 1, para o seu time, claro. A sobrinha, Larissa da Silva Scheffler, aposta no 2 a 0.
Num dos points mais conhecidos da cidade, a Lanchonete do Créu, muitos torcedores devem assistir ao jogo, embora depois do 4 a 0 do Flamengo no Grêmio, no Brasileiro, seu proprietário, gremista de carteirinha, pareça ter perdido um pouco da paixão. Será?
Outro torcedor ilustre do tricolor gaúcho é o Secretário da Agricultura, Paulo Horodenski. Com menor torcida no município, entre os que puxam a fila da torcida colorada, acreditando no Penta da Copinha, está o pecuarista João Zonta. O inter foi campeão em 1974, 1978, 1980 e 1998.