Pense num animal querido! Assim era Brilhante, cavalo que estava fazendo história nas canchas de Mato Grosso a partir de Castanheira. Neste domingo, 10, após mais um desafio, em Sinop, no norte do Estado, o animal caiu e morreu. Um áudio da mineira Celi Rodrigues, esposa de Ronner Ferreira Ramos, 47, que circula nas redes sociais, dimensiona a dor de uma multidão de pessoas que começaram a tomar gosto pelo esporte a partir deste potro, nascido em Sorocaba, interior de São Paulo, e que começou a fazer história em Marilac, perto de Governador Valadares, em Minas, quando fez uma estreia surpreendente, obtendo primeiro lugar numa corrida cabeça a cabeça com um dos cavalos mais bem ranqueados do país.
No noroeste de Mato Grosso a estreia de Brilhante foi em Brasnorte, com vitória. A partir daí, um fã clube começou a se organizar, em Castanheira, onde Ronner reside desde 2016. Em sua segunda aparição nas canchas do Estado ele voltou a vencer em Juara, numa corrida emocionante tendo como rival o 4º de milha P.O Tavinho Verde, oriundo de Goiás. Com os resultados positivos, Brilhante Choice, que foi capa numa das edições da Revista Innovare News, ganhou até torcida uniformizada. Ultimamente, a cada corrida, promovia centenas de interações nas redes sociais. Neste domingo não foi diferente, na medida em que aquele que seria seu último desafio chegava. Para coroar sua história, ele morreu como começou: vencendo.
Embora o Innovare News não tenha conhecimento do diagnóstico da morte de Brilhante, não é incomum animais de corrida morrerem após e até durante uma competição, principalmente de ataque cardíaco. Na Arena Pantanal, em Cuiabá, em 2014, houve uma morte ocasionada por descarga elétrica. Cenas tristes, de outras situações fatídicas, podem ser encontradas em qualquer pesquisa que se faça sobre o assunto nas redes sociais. Para Iran Rios, um dos mais entusiastas torcedores do campeão castanheirense, “Brilhante conquistou com garra, beleza e desempenho, o coração de nossa gente, trazendo muitas alegrias e será lembrado, sempre, como um grande campeão!”.