Pastor Caubi e a "Arte com Fogo"

Quando chegou a Castanheira, no início do ano, com o desafio de pastorear a Igreja Presbiteriana Renovada local, Caubi Gonçalves de Araújo, 40,  já era bastante conhecido da comunidade. Entre outras coisas, por ser um homem de vários talentos. 

Além de pastor, é ministro de louvor e alguém que se especializa, cada vez mais, em trabalhos decorativos, nas formas de pedras rústicas e finas, efeito madeira rustico – fino e luxo – efeito mármore, tijolinho a vista, tendo como matéria prima argamassa, massa acrílica e pigmentos, tudo manualmente. 

O pastorado, é resultado de uma experiência de evangelismo de impacto, que mudou sua vida, segundo gosta de testemunhar. A mudança de cantor da noite, muito popular em Juína, por estar à frente de eventos carnavalescos, para o engajamento numa denominação evangélica, surpreendeu muita gente. A vocação consolidou-se com a ordenação para o ministério, em 2009. 

Dos velhos tempos, além de adaptar-se do pop, especialmente o samba, para o gospel, trouxe o gosto por aquilo que costuma chamar de “arte em fogo”, referindo-se aos trabalhos decorativos que faz, sendo o mais recente na própria IPR, estabelecida na Av. Gilio Rezzieri. 

“Comecei em 2016, porém gosto de pinturas desde os 13 anos”, relata. Para chegar ao nível dos dias atuais percorreu um longo caminho, que incluiu aprendizados com profissionais da área, como Juliano Melo, de São Paulo, Jairo Acabamentos, também de São Paulo, Fábio de Ariquemes (arte visual) e com a Expoxiter, do Paraná. 

Animado com os primeiros resultados, abriu um canal na plataforma no youtube, em 2017, chamado “Arte com Fogo”, onde tem procurado repassar conhecimentos especialmente para iniciantes. Desde então, centenas de pessoas, além do aprendizado, têm tido acesso a outros conteúdos como culinária, arte e, claro, mensagens bíblicas. 

Com tantos afazeres, esse filho de Tangará da Serra ainda encontra tempo para um dos seus maiores investimentos, a família. Tem na esposa, Cristina dos Santos Araújo, paranaense de São Miguel do Iguaçu e nos filhos Paulo Henrique dos Santos, 21, casado com Andreia Nogueira, Paula Handrieny dos Santos, 16, e Emanuel dos Santos Araújo, 12, suas joias mais raras.  

Interessados em conhecer os trabalhos decorativos feitos por Caubi podem fazer contato pelo email [email protected], instagram @prcaubi ou pelo telefone/whatssapp (66) 99697 3015.