A castanheirense Ariadina Amorim, estudante de medicina na UASS, Universidad Autonoma San Sebastian, em Pero Juan Caballero, capital do Departamento de Amambai, no Paraguai, acaba de ser um dos destaques do futebol de salão dos Jogos Universitários de Medicina - Med Integração - , que contou com representantes de 10 instituições.
Na partida final, sua equipe foi campeã e ela consagrou-se como a melhor goleira. A disputa, vencida por 6 a 0, foi contra a representante da UCP, Universidad Central del Paraguay. Os brasileiros foram maioria entre os atletas participantes.
"Os jogos foram disputados no Governación del Amambay, uma das praças esportivas da cidade, em clima de absoluta paz, como deve ser o esporte”,destaca a atleta-estudante, lembrando que o lema dos jogos foi “Med Integração, aqui todo mundo é irmão!”.
Do futebol para a vida estudantil, Ariadina destaca a riqueza do aprendizado em outro país, no confronto com a língua, a cultura e outras particularidades. “Estamos tendo o privilégio de conhecer pessoas maravilhosas, o que faz a diferença para continuarmos aqui. Depois da família elas são nossa referência para continuarmos firmes, principalmente quando a saudade de casa e dos amigos de Castanheira aperta”.
A cidade
Pero Juan Caballero é separada da cidade sul-matogrossense de Ponta Porã (Foto) apenas por uma avenida, a Internacional. São 110 mil habitantes do lado paraguaio e outros 100 mil do lado brasileiro. Segundo dados estatísticos, 12 mil estudantes brasileiros, centenas dos quais de Mato Grosso, buscam o sonhado diploma de medicina em Pero Juan.
O país
Do país, com pouco menos de 7 milhões de habitantes, a imprensa internacional tem destacado que se trata do novo líder emergente da América do Sul, com os melhores índices de desenvolvimento da atualidade. Os brasileiros tem importante participação no crescimento do agronegócio no país, tanto que o “rei do soja” do país é o brasileiro Tranquilo Favero, que possui terras em 13 dos 17 Departamentos (Estados) paraguaios.