Castanheira outra vez na Globo: Delegacia Civil deve fechar

“Caos”. Essa a expressão ideal para cunhar a visão panorâmica das condições operacionais da Policia Civil no Estado de Mato Grosso, depois de entrevista dada nesta sexta feira, 08, à TV Centro América pelo delegado geral da instituição, Mário Dermeval Aravechia de Resende. Neste cenário, Castanheira é um dos municípios que deve perder sua delegacia. A cidade esteve mais uma vez em evidência na afiliada da Rede Globo, sendo citada em chamada no final da tarde desta sexta-feira, 08, no contexto do assunto.

Segundo Mário Dermeval, a Policia Civil tem efetivo reduzido e em alguns municípios a presença é praticamente simbólica. Estudo que será apresentado ao Secretário de Segurança, Alexandre Bustamente e ao governador Mauro Mendes, sugere o fechamento de algumas delegacias, com os policiais sendo removidos para municípios maiores. No caso de Castanheira, seria Juína. Nas cidades sem Policia Civil, toda prisão será efetuada pela Polícia Militar, que levará o preso até a delegacia mais próxima.

A decisão já é alvo de inúmeras críticas nas redes sociais, pois além de aumentar o custo operacional policial, com o transporte de presos, vai desguarnecer ainda mais a população sem Policia Civil, uma vez que a PM passaria a cumprir nova missão, conhecida como turismo carcerário.  O mais preocupante é que o índice de criminalidade no Estado é bastante alto e uma cidade sem Policia Civil se torna o cenário ideal para a criminalidade e a impunidade. Em Castanheira a Policia Civil, embora com efetivo reduzidíssimo, tem sido bastante efetiva na elucidação de crimes.