Depois de construir em torno de 10 quilômetros de pavimentação asfáltica nos últimos dois anos, o que equivale a aproximadamente 70 mil metros quadrados de pavimento, a Prefeitura Municipal de Castanheira mantém a expectativa de que os moradores da cidade façam suas calçadas.
Como o índice de iniciativa é muito pequeno, a gestão municipal está usando na Rua Santo Antônio um modelo ideal de calçamento, uniforme, sem degraus ou declives, visando facilitar a vida dos transeuntes, especialmente os portadores de deficiência. “Estamos fazendo um calçamento, nas duas laterais da rua, com aproximadamente um metro e meio de passeio, deixando o restante para que os moradores plantem grama”, destaca um integrante da equipe da prefeita Mabel de Fátima Melanezi Almici.
O objetivo de contemplar a Rua Santo Antônio, é incentivar a população a fazer a sua parte num projeto que visa a modernização da cidade. “Muitas vezes iniciativas simples podem cumprir este objetivo”, observa um leitor do Innovare News. Neste caso, lembra que basta aos moradores de cada rua se unirem em torno de um projeto comum, tendo como parâmetro o projeto piloto que está sendo implementado.
Moradora no Bairro Santo Antônio há 40 anos, “quando Castanheira nem existia”, como gosta de lembrar, Cleide Solange dos Santos, 57, se diz maravilhada com o que a atual administração desenvolveu em seus limites. De um bairro que não tinha uma única rua asfaltada, hoje o Santo Antônio é o primeiro bairro com 100% do benefício. Ela elogia a qualidade da calçada que foi construída em frente sua residência e cita outros benefícios estendidos à região, como a extensão da rede de água, colocação de cestas de lixo em frente das residências e agora o calçamento.
Segundo fontes do governo municipal, o projeto de pavimentação asfáltica da atual gestão deve ter um novo capítulo em 2019. Espera-se que pelo menos dois quilômetros corridos sejam executados. Entre as vias definidas como prioritárias está a que demanda ao Estádio Municipal, por conta da construção do Terminal Rodoviário da cidade, cuja obra deve ser concluída em breve.