Quem acessar o site Wikipédia, buscando pelo nome de Ságuas Moraes Souza como referência de pesquisa, e conhecer de fato sua vida, certamente terá mais um exemplo muito claro de como “as aparências enganam”. Médico pediatra conceituadíssimo em Juína, no noroeste de Mato Grosso, este goiano de Mineiros, há de entrar para a história por razões que transcendem sua profissão.
Político combativo (já foi Secretário de Estado, deputado estadual e deputado federal), tomou a decisão, depois de conversa com a família, de restringir sua vida ao sacerdócio da medicina. E assim aconteceu a partir deste ano. Talvez sofresse por nunca esconder sua paixão pelo Partido dos Trabalhadores, o PT, a partir do início de um processo intenso de críticas e ações extremadas contra o partido e qualquer posição à esquerda de um modelo ultrapassado da forma de pensar o mundo.
Mas, a região noroeste do Estado, para não dizer outras, há de viver à sombra, por algum tempo, do resultado de suas lutas por melhor qualidade de vida para as pessoas, independente desses lados que suscitam paixões, algumas exacerbadas. Em Castanheira, por exemplo, as marcas de seu trabalho podem ser observadas não apenas em várias obras estruturais já realizadas, resultado de suas emendas parlamentares, como em outras ainda a serem realizadas. É o caso da Rodoviária, cuja construção deve ser anunciada nos próximos dias.
A mais recente boa notícia do fruto de seu trabalho, que incorpora como benefícios mais recentes o asfalto no Bairro Santo Antônio, ônibus para a Saúde, novas instalações da Casa do Idoso, entre outros, é a implantação do complexo de Hemodiálise em Juína. Os recursos para a compra dos equipamentos, da ordem de R$ 700 mil, já “estão na conta” e agora é aguardar. Mas, em Juína? Sim! É o município polo da região. Entre as sessentas pessoas que sofrem com idas e vindas a Cuiabá, muitas são de Castanheira. Em breve, o trajeto será mais curto, graças a Ságuas. Como diz o velho dito, “a quem honra, honra”. Então, a palavra é “gratidão!”.