O número de casos “ativos” de Covid-19, que se manteve estável nos dois primeiros boletins da semana em Castanheira, na quarta e quinta, aumentou de forma significativa, de acordo com o Informe Epidemiológico divulgado no final da tarde desta sexta-feira, 31, pela Secretaria Municipal de Saúde.
No Boletim de ontem eram 39 casos confirmados. Hoje, são 47. Se este dado preocupa, os demais parâmetros trazem números alentadores: os casos curados tiveram aumento maior, pela primeira vez, do que os casos confirmados, passando de 32 para 44. Os casos que aguardam resultado diminuíram, de 31 para 29, da mesma forma os casos em monitoramento, de 30 para 25. Os casos descartados aumentaram de 49 para 51, o que representa também um dado positivo.
Até o momento Castanheira teve apenas uma vítima, um homem de 42 anos, que apresentava várias complicações de saúde e estava internado 15 dias em Juína. O óbito ocorreu num domingo, 19 de julho.
A Secretaria de Saúde continua reforçando a importância da população fazer a sua parte no que diz respeito a prevenção. Além dos cuidados higiênicos permanentes, recomenda-se o uso constante de máscara facial para os que saem de casa, nos ambientes de ajuntamento humano de serviços essenciais e não essenciais, além das normas de distanciamento entre pessoas e mesas, no caso de lanchonetes, restaurante,s sorveterias e similares, respectivamente 1,5 e 2 metros. “Num cenário onde pairam muitas dúvidas, esses cuidados são essenciais”, diz a Secretária Ivânia Tigre.