Os batistas de Castanheira estão em festa. Não estamos falando de uma família de laços consanguíneos, mas de uma família de fé. No dia 11 de setembro de 2004, três anos após o trágico ataque às torres gêmeas nos EUA, por terroristas, era organizada no município a tradicional e histórica Igreja, uma das mais conhecidas da cultura evangélica.
Segundo o pastor Edson Marcos, líder da 1ª IBC, situada nos altos da Av. Gillio Rezzieri, conhecida como a rua das Igrejas na cidade, a organização da comunidade local deu-se pelo anseio de alguns membros, pioneiros, em lançar a semente da denominação que, presente no Brasil desde 1871, quando organizou-se a Igreja de Santa Bárbara d”Oeste, interior de São Paulo, na região de Campinas, está presente em todo o mundo, possuindo cerca de 100 milhões de membros, em mais de trezentas mil comunidades locais.
Do grupo de pioneiros local, ainda se mantém firmes na comunidade os membros José Francisco do Nascimento, seu filho Ismael do Nascimento, Ivaneide Rios e Celso Santana. O próprio pastor Edson faz parte dos primeiros momentos da denominação em Castanheira, pois assumiu o pastorado um ano após a sua organização, ou seja, há 14 anos atrás.
A celebração desta história de sucesso, que inclui, antes da organização, um tempo de ajuntamento com os pioneiros presbiterianos, terá cultos de gratidão neste sábado, 15, e no domingo, 16, tendo como preletor o pastor Michel Gomes, pastor da 1ª Igreja Batista em Campo Novo do Parecis. “Estamos convidando a comunidade a celebrar conosco”, destaca o pastor Edson.
Igreja de Santa Bárbara d"Oeste, SP, primeira no Brasil. Hoje são mais de 2 milhões de batistas no país e mais de 200 milhões no mundo...