Os Secretários de Estado de Saúde e Educação, Gilberto Figueiredo e Alan Porto, voltaram a se manifestar nesta quinta-feira, 14, sobre a volta das aulas nas Escolas do Estado.
De tudo o que se falou até o momento, apenas uma certeza: as aulas retornam no dia 8 de fevereiro. Sobre o formato das aulas, contudo, embora a Seduc já tenha se pronunciado sobre o modelo híbrido, em que parte dos alunos assiste às aulas presencialmente e o restante acompanha as aulas via online, logo no início, a decisão final depende de consulta que está em curso envolvendo educadores, pais e alunos.
Para o Secretário de Saúde, contudo, com a velocidade que o coronavírus tem se movimentado nos últimos dias em Mato Grosso, aumentando em 2 pontos percentuais, diariamente, a ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid, a previsão é de um nível crítico nos próximos 15 dias. “Penso que as aulas presenciais não devem voltar, por enquanto, mas estamos ampliando o diálogo sobre o tema”, disse em entrevista à TV Centro America.
Num cenário de mais incertezas do que definições claras, o titular da pasta da Educação, por seu turno, orienta sobre a importância dos pais fazerem matrícula e rematrícula. No caso do retorno de aulas presenciais, todos os protocolos sanitários da pandemia serão respeitados e os diretores escolares serão orientados sobre os procedimentos.
Outra definição é que nenhum estudante será obrigado a retornar ao presencial, ficando a decisão a critério dos pais. Neste caso específico, deverão seguir o modelo de aulas via online.