A volta às aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino em Castanheira tem duas perguntas sendo respondidas: quando e como. Sobre a data o Secretário de Educação, Julio César Augusto do Nascimento, prevê a retomada das aulas no próximo dia 03 de agosto. Para a segunda questão, o sistema será mediante o encaminhamento de material aos alunos.
Júlio explica que na zona urbana os pais ou responsáveis deverão comparecer a Escola Municipal Castanheira para terem acesso ao material. Já para os alunos das escolas rurais os ônibus escolares estão levando o material, que deve ser recolhido também pelos pais ou responsáveis nas linhas regulares. Neste caso um itinerário será definido e divulgado com antecedência.
Neste processo, enquanto as aulas presenciais não voltam, os pais ou responsáveis terão um papel importante, principalmente em relação ao acompanhamento das tarefas. A frequência será contabilizada pelo acesso ao material e devolução das atividades. No caso das linhas, caso a pessoa responsável não esteja no local onde comumente os alunos esperam o ônibus para o seu recolhimento, isto pode acarretar num prejuízo equivalente a perda de 15 dias de aulas.
Segundo o cronograma que está sendo definido, e deve ser também seguido pelas escolas estaduais, o ano letivo de 2020 será finalizado em 26 de fevereiro de 2021. Como o início da pandemia coincidiu praticamente com o período do início das aulas, alunos que ainda não tenham sido matriculados poderão ser inseridos a partir de agora. Os responsáveis por aqueles que residem na zona urbana devem procurar diretamente nas instituições. No caso de escolas rurais, a referência para matrícula ou transferência é a Secretaria de Educação, na Av. Nossa Senhora de Fátima, 740, no bairro Santa Rita.
Na próxima semana os professores já estarão engajados na produção do material relativo a este projeto definido pela Secretaria de Educação. As atividades já realizadas objetivaram, de acordo com o Secretário Júlio, manter o elo entre alunado e professores.