A Associação Nacional de Escolas Presbiterianas, ANEP, tem nova diretoria. O órgão, vinculado a Igreja Presbiteriana do Brasil, tem a função de assessorar as escolas associadas nos campos pedagógico, jurídico e administrativo.
Entre os novos integrantes, um é de Mato Grosso e outro já esteve em Castanheira. O Reverendo Marcos Rodrigues Isidoro dos Anjos é de Tangará da Serra, onde dirige o IPES, Instituto Presbiteriano de Educação Simonton, uma das mais tradicionais escolas da cidade e foi eleito vice-presidente.
Já o Secretário Executivo, Reverendo Geomário Moreira Carneiro, pastor da 3ª IPB em Taguatinga e presidente do Conselho Deliberativo do Colégio Presbiteriano Simonton, em Taguatinga, há 19 anos em ambas as funções, eleito Secretário Executivo da ANEP, esteve em Castanheira por ocasião da inauguração do Parque Infantil da Escola Presbiteriana.
A nova diretoria da instituição presbiteriana tem uma outra integrante que já manteve vínculo com Castanheira. A professora Esther Duarte Gomes, ex-diretora da Escola Presbiteriana Erasmo Braga, de Dourados, Mato Grosso do Sul, foi parceira de alguns projetos da Escola Presbiteriana de Castanheira em seu início. Ela é uma das conselheiras da ANEP.
A nova diretoria da instituição que tem grande relevância na estrutura da Igreja Presbiteriana do Brasil, por seu papel na filosofia das escolas confessionais associadas, ficou assim constituída:
Presidente: Professor Alysson Massote Carvalho; Vice-presidente: Reverendo Marcos Rodrigues Isidoro dos Anjos; Secretário-executivo:; Reverendo Geomário Moreira Carneiro e Tesoureiro: Reverendo Ademir Aguiar. As professoras Débora Oliveira, Ester Duarte Gomes e o professor Francisco Dantas integram a equipe como conselheiros.
Segundo nota da instituição, entre os desafios da nova gestão está a prestação de serviços relevantes para seus associados, sobretudo nesse período de pandemia. Nesse sentido, a ANEP pretende dar toda orientação possível quanto a questões importantes para as escolas associadas, como: retorno às aulas presenciais com segurança, acolhimento, avaliação diagnóstica, organização dos calendários, entre outras.
Entre os alvos da Diretoria também estão a revisão da Coleção Crer e Ser e a publicação de material dirigido aos alunos do Ensino Médio. “Para tudo isso, a Diretoria deseja contar com o apoio de todos, almejando que novas instituições venham somar-se à ANEP brevemente”, destaca a nota.
Na região noroeste de Mato Grosso a Igreja Presbiteriana do Brasil tem instituições de ensino em Juína e Castanheira.