A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) encaminhou uma nota de recomendação a todos os prefeitos, baseada nas orientações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, em relação às medidas a serem tomadas devido ao aumento de casos da Covid-19, nas últimas semanas, em Mato Grosso.
Considerando a aproximação do final do ano, com as comemorações do Ano Novo, período tradicional de festas com queima de fogos e shows, que geram aglomerações de pessoas, o alerta é para que os gestores adotem medidas para evitar as aglomerações que têm como consequência, o aumento da contaminação pelo novo coronavírus.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressalta a necessidade do cancelamento dos eventos nos municípios, a fim de evitar uma segunda onda de expansão da pandemia.
Vários municípios de Mato Grosso já editaram decretos cancelando as festas de réveillon. O avanço do contágio do vírus coloca os municípios em uma situação delicada, uma vez que boa parte das prefeituras não possuem capacidade de atendimento de casos graves da doença, o que demanda transferências de pacientes. Além disso, a oferta de leitos hospitalares não foi suficiente desde o início da pandemia na maioria dos municípios.
Os gestores municipais foram recomendados a cancelar os eventos promovidos pelo poder público ou por instituições privadas, além da restrição do número de pessoas em bares e restaurantes durante o período festivo, bem como as medidas necessárias aos estabelecimentos para o devido distanciamento, higienização e exigência do uso de máscara.
A Secretaria Estadual de Saúde notificou, até a tarde desta quarta-feira (30), 179.710 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.506 mortes em decorrência do coronavírus no estado.
G1
G1