Representantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, entre eles os governadores dos Estados que integram a região, estiveram reunidos, em videoconferência para tratar das ilegalidades ambientais alvo de duras críticas nos últimos tempos.
O governador de Mato Grosso,Mauro Mendes, disse que o Estado irá continuar firme na política de “Tolerância Zero” aos crimes ambientais. Lembrou que neste ano já foram contabilizados quase R$ 600 milhões em multas.
Mauro Mendes pontua a importância da prevenção e do combate aos crimes ambientais, como desmatamento e queimadas, como forma de preservar o meio ambiente e o fortalecimento das relações comerciais do Estado. Mato Grosso é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo e as nações desenvolvidas costumam levar a sério a questão ambiental na hora de negociar.
Segundo o governador de Mato Grosso, mesmo com as dificuldades trazidas pelo coronavírus, o combate aos crimes ambientais não regrediu. O governo também tem contado com apoio das forças armadas para fiscalizar e punir responsáveis. “É lamentável, mas precisamos passar uma mensagem muito clara que a ilegalidade, definitivamente, não compensa e não vai compensar”, conclui.