Se no futuro do agronegócio a pecuária de precisão terá um peso significativo, a Fazenda Vitória, em Castanheira, MT, está no caminho certo. Há algum tempo a propriedade, da família Caiado Fraga, já faz uso de novas ferramentas de gestão em favor do melhoramento genético, na produção especialmente de reprodutores das raças Guzerá, Nelore e Simental.
Alexandre Caiado Fraga, um dos quatro filhos de Amarilio Caiado Fraga Filho, todos ligados ao setor e de uma família com cinco gerações de criadores, especialmente da raça Simental, destaca que a informatização tem crescido cada vez mais como aliada importante nos processos de produção das fazendas.
Na Fazenda Vitória, utiliza-se o software hoje considerado o mais completo e flexível, quando o assunto é gestão pecuária, o Multibovino, capaz de atender todas as necessidades e todos os elos da cadeira produtiva, com resultados excelentes em áreas como controle de cada manejo e orientações seguras até o nível mais estratégico de um negócio.
O desafio de ampliar a adesão dos produtores ao novo conceito, que envolve o uso de tecnologia, equipamentos modernos e postura gerencial do produtor, contudo, é muito grande. “Muitos produtores ainda preferem avaliar as condições do rebanho com anotações em papéis, com gráficos feitos manualmente e guardados em fichas”, destaca um técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropécuária (Embrapa).
Projeções de órgãos como a própria Embrapa, contudo, indicam que a pecuária de precisão é o futuro, observando que, desde que o gado, as fazendas e os pastos são todos distintos uns dos outros, ferramentas como os softwares são imprescindíveis, por fornecerem informações mais precisas e em tempo real ao produtor. Os riscos são menores e, consequentemente, as chances de acerto maiores. Se é assim, na Fazenda Vitória o futuro já está em curso.