Pelo menos duas datas são muito celebradas nesta quinta-feira, em vários países do mundo. As duas com significados diferentes.
O 31 de outubro é lembrado entre os evangélicos, especialmente os que se vinculam as igrejas historicamente conhecidas como protestantes, como o Dia da Reforma. Marca, em 2019, os 502 anos do movimento que promoveu uma ruptura na Igreja Católica, por questionar práticas e questões teológicas. Neste dia, em 1517, o monge católico Martinho Lutero publicou, na Alemanha, 95 teses contestatórias, tornando impossível a manutenção da unidade.
Contestada pelos evangélicos, outra data movimenta as redes sociais. Trata-se do “Dia das Bruxas” ou “Halloween”, que mesmo sendo considerado parte da culturas americana e irlandesa, se espalhou ao longo dos tempos por todo o mundo, adaptando-se ao sincretismo e superstições de cada região. No Brasil, por exemplo, instituiu-se o Dia do Saci, como uma forma de “resistência pacífica” à cultura americana do Dia das Bruxas.
Acredita-se que entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro os povos celtas decoravam suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, para afugentar as forças do mal que, neste interregno de tempo, faziam mortos sair de suas tumbas para atormentar os vivos. Em tempos posteriores teve início a prática de se usar máscaras com esses motivos, no período de tempo, incorporando-se outras novidades.
Como uma forma de “resistência espiritual” ao Dias Bruxas ou Halloween e até Dia do Saci, o dia 31 de outubro está sendo definido, por lei, no Brasil, como o “Dia dos Evangélicos”. A iniciativa não tem unanimidade entre os evangélicos. Há quem veja a decisão como movida a interesses meramente políticos. Mas há também quem defenda que o Dia da Reforma Protestante, por seu elevado significado histórico e pela proliferação de elementos estranhos na chamada fé evangélica, deve ser fortalecido.
Com tantos enfoques lembrados no dia, outros, como o Dia Nacional da Poesia e o Dia da Dona de Casa não podem ser esquecidos. Afinal, o que seria da vida sem ambos?