Zilda Stangherlin, ex prefeita de Castanheira em duas gestões, sendo a primeira depois do município emancipado, em 1988, completa nesta terça-feira, 75 anos de idade.
“É nossa eterna prefeita, merece nosso reconhecimento”, disse o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior. Ele e a ex-prefeita, também em duas gestões, Mabel de Fátima Milanezi Almici, receberam Zilda para uma pequena e justa homenagem.
Na edição especial da Revista Innovare News, que está sendo finalizada pelo Site Castanheira News, que trata do começo de Castanheira e até do período anterior a existência do lugar, Zilda é lembrada com a reportagem “A Força de uma Mulher”, em duas páginas.
Texto destaca um pouco de sua história, que teve início em Lajes, Santa Catarina, onde nasceu. Com o esposo, Antônio Stanguerlin, chegou a Castanheira no início dos anos 80 do século passado, a convite do cunhado, Elizeu Rezzieri, proprietário da Madeireira Rezzieri.
Depois de estruturarem o Casul Supermercado, que recebia clientes até de Juína, e antes de ser designada primeira prefeita do município, presidiu a Associação Comunitária responsável pela gestão das demandas do distrito de Castanheira. Com um grupo de cidadãos, fez parte do grupo que lutou por sua emancipação.