Se empreender nos tempos atuais, com uma pandemia devastadora em curso, não é nada fácil, e se empreender na área de moda é ainda mais difícil, segundo especialistas, imagine então empreender e sofrer um revés inesperado, nesta área, na véspera de um lançamento importante?
Foi o que aconteceu, recentemente, com Yara Alves Ribeiro, 29, paranaense de Umuarama estabelecida em Juína, que teve todo estoque de shorts jeans de seu Ateliê, com o seu toque especial no fazer, roubado pouco depois do lançamento, num episódio de ampla repercussão.
Se num primeiro momento, alguém poderia lembrar que com esta jovem empreendedora houve uma inversão do dito bíblico de que “o choro pode durar a noite, mas a alegria vem pela manhã”, sua perseverança seguiu citação do mesmo livro, quando diz que “os que confiam em Deus, renovam suas forças!”.
Yara voltou a fazer lançamento nesta semana. O foco é uma aposta nova de seu ateliê, os jeans. E numa prova de que já se refez do episódio inesperado protagonizado por inimigos fortuitos, sua linguagem tem incorporado, cada vez mais, uma palavra comum aos vencedores: expansão. “Quero ir além dos limites atuais na venda de nossos produtos e, paralelamente, fazer conhecida nossa história de lutas”, diz.
O começo
Embora formada em pedagogia, Yara lembra que não se encontrou na profissão, pois faltava alguma coisa. Ao ajudar a mãe, em costura de roupas casuais, começou a ser despertada para a moda. Apesar de ter feito um curso na área, a facilidade inata para o desenho artístico consolidou um dom, hoje comprovado pela aceitação popular de sua linha de produção.
Como todo começo tem algo que se destaca, a filha de Seo Antônio Alves e Elizabeth de Oliveira, irmã de Alana Alves, montou com seu núcleo familiar imediato, uma loja de aluguel de moda festa e noiva. Depois veio o ateliê. Com o sucesso, uma marca própria de roupa se tornou um imperativo. Surgiu, então, a grife Yara Alves.
Flexibilizando o negócio
Yara destaca que o foco principal da empresa sempre foi noiva e festa. No primeiro caso, tem sido o carro chefe do negócio. “Atendemos muitas noivas da região”, observa.
Mas, como a pandemia da Covid 19 trouxe consigo a urgência da flexibilidade de gestão, com a necessidade de respostas rápidas às demandas de um mercado que inevitavelmente foi afetado, tiraram do papel o projeto de produzir shorts.
Futuro e prioridades
Segundo Yara, assim que o avanço da pandemia do novo coronavírus for contido, e os eventos voltarem a ser liberados, novas coleções serão lançadas. “Serão diversos modelos para noivas e madrinhas”. Querem, também, inserir outros produtos desejáveis pelo público.
Apesar de sedenta por novos desafios e confessar amor pela profissão, Yara destaca que não abre mão de priorizar a família e os amigos. “São coisas que gosto de fazer, a vida é passageira, devemos aprender a valorizar cada momento”, observa.
Ao falar de sua história, destaca a importância de seus pais. “A vida deles nunca foi fácil, mesmo assim nos deram a melhor criação, fizeram de mim e minha irmã pessoas íntegras, por isto um dos meus sonhos é dar uma vida melhor para eles”.
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