Tempos atrás, quando este site ainda era Innovare News, desafiamos os castanheirenses a implantarem um projeto que começou a se expandir país afora, o Geladeira Solidária.
Recentemente um casal, que tinha acompanhado o texto, resolveu colocar a ideia em prática. Depois de algumas conversas, já com algumas pessoas dispostas a participar, o próprio casal fez a doação de uma geladeira. Com a necessidade de alguns ajustes, uma empresa que está realizando o trabalho se dispôs a doar mais uma geladeira.
Na capital do Estado, o Geladeira Solidária já existe, chegando a atender centenas de pessoas por semana. Com as dificuldades criadas pela Covid, várias cidades do país têm adotado a iniciativa, como um meio de fortalecer a cadeia de solidariedade que passou a existir.
Como vai funcionar
O Galadeira Solidária funciona de forma bastante simples. Basta ter uma geladeira disponível, que deve ser abastecida constantemente com alimentos. No caso em discussão, talvez duas sejam usadas, sendo uma para alimentos perecíveis e outra para alimentos não perecíveis. Algumas regras sobre produtos serão definidas.
A ideia é coloca-la ou coloca-las em um local estratégico de Castanheira, que tenha cobertura e que preferencialmente fique numa calçada. Assim, grupos ou pessoas que estejam passando por dificuldades podem passar e pegar o que precisam, de forma espontânea.
O local
Segundo um dos voluntários, um contato já foi feito com a Secretaria Municipal de Assistência Social para intermediar o espaço da frente da quadra da Escola Maria Quitéria. Além de ser um local estratégico, dispõe de cobertura e pode ser supervisionado no período noturno.
Consciência
Para que o projeto funcione, existe a necessidade de que todos os cidadãos se conscientizem do respeito ao propósito do projeto. E que cada um possa ajudar a cuidar do espaço, evitando assim a ação de vândalos. Visando contribuir para este fim, cada geladeira será adesivada, com palavras de orientação.
Contato
Quem desejar compor o grupo de voluntários ou mesmo fazer doações, pode contactar os telefones (WhattsApp) (66) 9603 45 00 ou 99907 3471.
Contato
Quem desejar compor o grupo de voluntários ou mesmo fazer doações, pode contactar os telefones (WhattsApp) (66) 9603 45 00 ou 99907 3471.