Ucrânia: um relato de guerra!

RESUMO DA NOTÍCIA

Relatos de resistência em cenários de guerra não faltam. Alguns, passado o tempo, viram clássicos do cinema, como dois exemplos indicados no texto "Dois filmes para se pensar fora da caixinha", deste domingo, 27, neste site.
Enquanto os militares russos atacavam alvos em toda a Ucrânia com bombas e mísseis, uma pequena equipe de guardas de fronteira ucranianos em uma ilha rochosa e desolada (Foto) recebe uma mensagem sinistra: "desista ou seja atacada".

“Sou um navio de guerra russo”, disse a voz dos invasores, segundo uma gravação das comunicações. “Peço que deponham suas armas e se rendam para evitar derramamento de sangue e mortes desnecessárias. Caso contrário, vocês serão bombardeados”.

Os ucranianos responderam com ousadia: “Navio de guerra russo”, foi a resposta “vá se f...”. Os russos abriram fogo, matando os 13 guardas de fronteira, segundo informações oficiais que tornaram públicas na última quinta-feira. 

O presidente ucraniano Valodmir Zelenski, disse horas depois, que os soldados da ilha receberam o título de “Heróis da Ucrânia”, a mais alta honraria que o líder ucraniano pode conceder. 

Segundos relatos, os guardas de fronteira tentaram defender a ilha por várias horas, antes de serem mortos.