Com mais de 400 mil mortes já registradas desde o início da pandemia da Covid 19, em torno de 90 cidades brasileiras ainda não tiveram óbitos, segundo levantamentos. Estão em 12 Estados, um deles Mato Grosso, e pertencem a municípios pequenos, com menos de 11 mil habitantes.
Em texto sobre o assunto no Site Uol, especialistas explicam que municípios pequenos têm menor circulação da população, o que contribui para evitar a propagação do Corona vírus. Destacam, porém, que é provável que venham a ocorrer óbitos em todos os municípios, em algum momento, em razão do grave quadro epidemiológico atual e do elevado número de casos no país.
Em Mato Grosso apenas três municípios não tiveram óbitos. Eles se enquadram dentro do parâmetro de população indicado em pesquisas. São eles Novo Santo Antônio (do Rio das Mortes), que tem 2.640 habitantes, segundo último censo; Santa Cruz do Xingu, que tem 2.245, segundo estimativa feita em 2018 e Araguainha, que tem apenas 1.352, segundo última estimativa.
Em comum os dois primeiros tem o fato de serem emancipados em 1999 e o último de ter sido criado em 1963, apesar de ter uma dos menores índices populacionais do Estado