Semana termina com leve aumento nos índices da Covid 19 em Castanheira. Nada comparável a média do ano e aos números até meados de outubro, mas deixando o patamar “zero”, celebrado inicialmente em 05 de novembro e em outros momentos desde então, com variáveis mínimas.
No último Boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, nesta quinta-feira, 16, haviam 03 casos ativos e 03 casos em monitoramento no município
A boa notícia da semana foi confirmada no último domingo, 12, quando a Comissão Intergestora Bipartite, responsável por definir as diretrizes da vacinação em Mato Grosso, aprovou a antecipação para quatro meses a dose de reforço da vacina para aqueles que foram imunizados com duas doses. O prazo anteriormente era estipulado para cinco meses.
Para a terceira dose a vacina recomendada é da Pfizer, que até a última informação obtida junto a setores da Saúde Municipal está em falta. Algumas pessoas chegaram a procurar a Unidade de Saúde, sendo orientadas a aguardarem segunda ordem.
O Site Castanheira News fez contato com o setor responsável pelos programas de imunização sobre o quadro vacinal da COVID 19 até o momento no município, não obtendo resposta até a manhã desta sexta, 17. No geral, a situação é tranquila no município, o que não exclui a necessidade de cuidados, especialmente diante da incógnita de uma nova variante do vírus, já em circulação no país, a ômicron, considerada mais transmissível, porém menos severa.