“Mais que um time”. O Santa Luzia, uma das equipes mais fortes do futebol society de Castanheira, representando comunidade urbana homônima, existente nas imediações do Cemitério Bom Jesus, adota esse lema como filosofia. Assim, quando um de seus atletas mais aguerridos, o Edson Garcia da Silva, popular Farofa, teve rompimento do ligamento cruzado e um derrame no interior do joelho, constatados pelo Dr. Rafael Gouveia de Oliveira, a decisão do grupo foi se mobilizar para ajudar nos custos de uma cirurgia.
Na linha de frente do movimento, os amigos e companheiros de chuteira Edimar Campos, Weslley Relder e Valdeci Galdino, não puderam viabilizar um torneio na comunidade, em decorrência da Covid 19. Porém, não desistiram da ação solidária, decidindo por uma rifa, tendo como primeira doação uma novilha, ofertada pelo apoiador Nêgo Traia. Cleire Ferreira, sempre ligada ao esporte, se dispôs a preparar o material. Com tudo definido, as vendas dos números começaram nesta semana.
Segundo Edimar, esta ação entre amigos se deve ao carinho da equipe de futebol, que foi terceira colocada na última edição do Torneio de Futebol Society, em 2019, pelo atleta contundido. Edson, que diz amar futebol, integrando também várias equipes locais de futebol de salão, não cabe de alegria pelo apoio, pois tem sentido os reflexos da contusão até em seu trabalho, muitas vezes tendo que parar com as lidas na construção civil, onde atua.
Ao ser encontrado na tarde deste sábado, 13, oferecendo alguns números da rifa, foi indagado se ainda volta a jogar futebol. Se diz animado com a possibilidade, citando outros companheiros que fizeram a mesma cirurgia e voltaram a praticar o esporte. Destaca que tem sido difícil ficar fora dos campos. As perdas, porém, são mínimas, uma vez que as medidas de protocolo contra a Covid 19 desautorizam a prática no momento. Otimista, espera poder voltar em 2022, preferencialmente fazendo gols, como forma de gratidão pela iniciativa.
Sorteio e prêmios
O sorteio dos prêmios será realizado no próximo dia 15 de março, provavelmente em uma emissora de Rádio da cidade. Além da novilha – 1º prêmio – serão sorteados dois outros prêmios especiais e uma sanduicheira. Interessados em ajudar, além do contato direto com integrantes da equipe do Santa Luzia podem discar nos fones (66) 99627 1847 (Edimar), 99928 2410 (Weslley) e 99972 0276 (Juliano Araújo, o Japonês).
“Estamos animados, porque os castanheirenses historicamente gostam de ajudar o próximo”, diz Edimar, lembrando várias ações com desfecho positivo no município.