Sean Deegan, mais conhecido como padre João, terminou em outubro de 2013 uma etapa de 20 anos de ministério no Brasil, desenvolvido nos Estados de São Paulo e Mato Grosso. Seu primeiro contato com o município de Castanheira foi em 1998.
Padre João voltará para a sua terra natal, o município de Westmeath, na Irlanda. Perguntado sobre a expectativa neste retorno observa que sente medo. Ele explica: “um missionário depois de um tempo vira estrangeiro, mesmo onde nasceu”.
“Estou designado para ficar três anos em Westmeath. Depois disto estou nas mãos de Deus”, afirma o líder católico. Sua trajetória em Castanheira foi marcado por muito trabalho. “Fez muito por nossa Igreja”, avalia Marian Laurenti.
Sobre recordações da região que leva na sua bagagem, o simpático e amável sacerdote destaca “o calor do povo e do clima”. Antes de partir também singulariza: “o bom relacionamento que tive com todos, inclusive de outras igrejas”. Cida como exemplo a amizade e o carinho com um vizinho, em especial: Arrival Gonçalves Rios.