Agricultura familiar terá semana de boas novas

RESUMO DA NOTÍCIA

Dentro daquele que o governo do Estado diz ser o maior pacote da história para o setor da agricultura familiar, próxima semana terá grande entrega de equipamentos.
Semana termina com grande expectativa em relação a próxima semana para os que labutam na agricultura familiar. Na próxima sexta-feira, 24, o governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), está anunciando a maior entrega de equipamentos da história para o setor. 

Segundo o órgão, a destinação faz parte de um pacote de benefícios previstos até junho de 2022, quando os investimentos terão chegado ao montante de R$ 106 milhões.

A entrega, que integra o Programa Mais MT, será às 15h, no espaço de eventos do Cenarium Rural, em Cuiabá, onde já está exposto parte dos itens que serão repassados à sociedade.

Nesta etapa, serão repassados mais de R$ 50 milhões em maquinários, veículos, agroindústrias, aquisição de produtos da agricultura familiar, reforma e construção de feiras, insumos, serviços, assinaturas de convênios, dentre outros para prefeituras, associações e cooperativas ligadas ao atendimento do agricultor familiar.

Serão entregues 54 veículos Fiat strada, 20 pick-up hilux, 29 motoniveladoras, 22 distribuidores de calcário, 08 escavadeiras hidráulicas, 300 resfriadores de leite, 17 ensiladeiras, 04 caminhões de leite, 20 motocultivadores, 02 caminhões baú de carga seca, um caminhão refrigerado, 02 plantadeiras e adubadeira de mandioca, um perfurador de solo e 08 pás carregadeiras. No evento serão assinados ainda convênios para o repasse de sêmen bovino, embrião e calcário aos municípios.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, as entregas irão estruturar o trabalho de campo das secretarias de agricultura de 120 dos 141 municípios mato-grossenses, além de fortalecer a atuação de associações e cooperativas ligadas ao setor.

“Aos poucos vamos mostrando que a agricultura familiar, assim como o agronegócio, depende também de investimentos para avançar. Queremos ao longo dos anos, fazer com que Mato Grosso, como ocorre com os grãos, seja independente na produção de hortifrutigranjeiros e demais culturas como café, cacau, produção de leite, que hoje vem em grande parte de outros estados”, comenta o titular da Seaf.

Castanheira

A Secretaria Municipal de Agricultura, através de sua titular, Nicoli Pereira, nos informou que ainda não tem confirmação sobre Castanheira ser beneficiada. 

Embora não queira se manifestar, por entender que não se pode criar expectativas, sabemos que o órgão já fez diversos encaminhamentos para beneficiar o setor em Castanheira. Entre esses estão o pedido de 04 resfriadores, um trator, uma distribuidora de calcário e demandas do projeto de embriões.