Novo Boletim Epidemiológico divulgado na tarde desta quarta-feira, 18, pela Secretaria Municipal de Saúde, confirmou tendência de queda dos índices da Covid 19 no município de Castanheira nos últimos dias.
Até o momento 1.830 casos foram investigados, 1070 descartados, 746 confirmados e 605 curados. No momento existem 14 casos ativos e 14 em monitoramento, produzindo alívio entre os moradores.
Apesar dos índices em baixa, a equipe da Secretária Ivania Tigre, alerta para que os cuidados recomendados em protocolo da pandemia continuem sendo observados.
Segundo autoridades, existem muitas incógnitas em relação ao vírus. Entre os consensos, destacam a importância de que o índice desejável para conter o avanço seja algo acima dos 80% da população imunizada com duas doses.
Entre os questionamentos está a possibilidade de se exigir uma 3ª dose para idosos e a vacinação de crianças e adolescentes. No caso desta última categoria, pelo menos 6 capitais do país já começaram a imunização.
Castanheira no Ranking
O município de Castanheira está muito bem colocado entre os municípios da região noroeste de Mato Grosso no Painel Epidemiológico do Ministério da Saúde.
Em relação a aplicação da 1ª dose da vacina é o segundo na região. Neste critério Juína aparece em 1º lugar no ranking, Rondolandia em 3º, Cotriguaçu em 4º, Juruena em 5º e Colniza em 6º.
No ranking da 2ª dose, Juína novamente aparece em 1º lugar, seguindo-se, pela ordem, Rondolandia, Castanheira, Cotriguaçu, Juruena e Colniza.
Finalmente, considerando-se a aplicação da 1ª e 2ª dose, Juína mantém o primeiro lugar no ranking, seguida por Castanheira, Rondolandia, Cotriguaçu, Juruena e Colniza.
(Fotos de Ailton Arvani)
(Fotos de Ailton Arvani)