No centro de um debate quando o assunto é logística da vacinação contra a COVID 19, os profissionais da educação começam a se alegrar com a proximidade de sua vez. Em Várzea Grande, por exemplo, já entram na fila a partir deste sábado, 29.
Na região noroeste de Mato Grosso os de Castanheira podem ser dos primeiros a serem vacinados. A Secretaria de Saúde não se pronuncia oficialmente, pois segue, rigorosamente, o programa definido pela Secretaria de Saúde do Estado. Mas, pela lógica não é difícil concluir que o dia se aproxima.
Entre as razões está o baixo agendamento de pessoas com comorbidade, o fato de Castanheira não ter público do sistema carcerário e a força de segurança ser pequena.
Como logo na sequência aparecem os profissionais da educação e o município, além de dispor de um lote de reserva, deve receber mais um quantitativo no início da próxima semana, o cenário é favorável para o início da imunização.
Atenta a este cenário, a Secretária Municipal de Educação, Ivania Tigre, já solicitou a Secretaria de Educação uma lista nominal de todos os profissionais da educação, para um pré agendamento.
Como o projeto de volta as aulas voltou a ser questionado nas últimas horas, em virtude da instabilidade do cenário da COVID 19, pelo menos uma exigência da maioria dos pais ou responsáveis para o retorno das aulas presenciais – a imunização especialmente dos professores - deve ser atendida, em breve. Muitos já esperam a contagem regressiva.