Tudo pronto para a vacinação pediátrica em Castanheira. Nesta sexta-feira, 04, na antiga Feira Municipal, no Bairro Santa Rita, das 08:00 às 16:00, as primeiras doses começam a ser imunizadas, sendo para isto obrigatório a presença de um responsável pelo menor de idade.
O anuncio da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de imunização, dirigido por Ana Paula, acontece no dia em que o Ministério da Saúde incluiu, oficialmente, a vacina pediátrica da Pfizer e a aplicação da Coronavac para crianças no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid 19). A nova edição foi postada no site da pasta, mas a determinação já aparecia em notas técnicas.
Na prática, a despeito de tantas polêmicas sobre o assunto, os imunizantes já estão sendo disponibilizados para o uso infantil com aval do Ministério da Saúde.
A vacina infantil da farmacêutica norte-americana foi liberada para a aplicação em crianças entre 5 e 11 anos, pelo ministério, no dia 5 de janeiro. A decisão aconteceu 20 dias após o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Já a CoronaVac recebeu aval da Anvisa para uso em crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, com exceção de imunocomprometidas, em 20 de janeiro. No dia seguinte, o Ministério da Saúde confirmou a inclusão da vacina na campanha de vacinação.
Até o momento já foram enviadas aos Estados pouco mais de 3,3 milhões de doses da Coronavac e cerca de 4,2 milhões de doses da Pfizer para crianças.
(Com UOL)
(Com UOL)