Em comunicado emitido nesta segunda-feira, 03, a Câmara Municipal de Castanheira informa que a partir desta data a Casa de Leis do município volta a ser presidida pelo vereador Amilcar Pereira Rios.
Embora o texto use a expressão renúncia do vereador Lourival Alves da Rocha, que comandou o legislativo em 2021, por ocasião da primeira mesa da atual gestão, na solenidade de posse do prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, no Salão de Eventos Santo Antônio, um acordo entre partes já previa a alternância na direção no primeiro biênio.
A praxe constitucional determina que o presidente de uma Câmara Municipal, que é o representante legal da instituição, é eleito por um período de dois anos. Em muitos casos opta-se pela alternância dentro deste período. Isto significa que os demais componentes da Mesa continuam os mesmos até o final de 2022.
Amilcar já presidiu o legislativo castanheirense em 2015/2016 e 2019/2020, agora ocupando o cargo pela terceira vez. Lourival, em terceiro mandato consecutivo, tendo sido o terceiro vereador mais votado do último pleito municipal, com 269 votos (7,21% dos votos válidos), teve experiencia inicial na função.