Castanheira: Iniciativas mantêm tradição das Festas Juninas

RESUMO DA NOTÍCIA

Observando cuidados protocolares, alguns grupos tem compartilhado experiências que remetem a cultura das festas juninas
A semana mais destacável das chamadas festas juninas, celebradas a partir da agenda católica de celebrações, embora esvaziada de eventos maiores, por causa do coronavírus, está sendo lembrada com algumas iniciativas em Castanheira. 

Num dos dias em que tradicionalmente a referência é São João, o “Santo Festeiro”, a quinta-feira, 24, uma referência festiva foi na agência do Sicoob, onde os funcionários, usando vestimentas típicas, ou seja, à moda caipira e num cenário similar, lembraram a data. 

“Foi algo simples, observando-se todos os cuidados de protocolo em relação a Covid 19, para manter a tradição”, destaca Robson Bróllia, um dos animados participantes.

Na Loja Gazin, a semana toda está fomentando a cultura das festas juninas, com os funcionários vestindo trajes típicos, barracas montadas e até alguns produtos de sua culinária sendo oferecidos ao público. 

“Queremos remeter os clientes à lembrança desta tradição e aproveitamos para fortalecer o acolhimento”, diz outro Robson, o Cardoso, funcionário da Gazin.

E se uma Secretaria Municipal, a de Assistência Social, pensou na mesma perspectiva, ou seja, de manter a chama desta tradição cultural, montando um cenário semelhante no CRAS, com a distribuição de alguns “agrados juninos” para mães cadastradas em seus projetos, a Secretaria Municipal de Saúde deve fechar a estratégia.

Neste sábado, 26, das 16 às 19 horas, no PSF Rural, pessoas acima de 40 anos começam a ser imunizadas contra a COBVID 19. Mas, por que não fazê-lo celebrando a esperança? A vacinação será feita dentro do que resolveram chamar de “Arraial da Vacina”. 

Todas as festas

O mês de junho é marcado, tradicionalmente, por três festas que incorporam o mesmo espírito, sendo marcadas por expressões culturais similares, como danças, comidas, fogueiras e cenários que lembram o ambiente caipira: Santo Antônio, no dia 12; São João, nos dias 23 e 24 e São Pedro, fechando o pacote, no dia 29.