Agosto será especial para quem gosta de observar o céu. O mês começa e termina com "superluas". A primeira já acontece hoje (1º), e é conhecida como Superlua do Esturjão. A lua nascerá por volta das 17h40.
A segunda, no dia 30, será uma Superlua Azul — nome dado à segunda em um mesmo mês; algo raro, que só se repetirá em 2032.
Nestas duas ocasiões, a Lua cheia pode parecer ainda maior e mais brilhante no nosso céu, pois estará mais próxima da Terra. É um ótimo momento para observá-la.
O melhor momento para observar a Lua é justamente a primeira hora após nascer, pois ela parece ainda maior, devido aos referenciais terrestres, como prédios e árvores, e pode apresentar belas variações de tonalidade (amarelada, alaranjada e até avermelhada), por causa da interação com a atmosfera.
Quando estiver mais alta no céu, ela continuará igualmente ou até mais brilhante — mas nos parecerá menor e bem branca, apenas com o pano de fundo das estrelas. A lua ficará visível até o dia amanhecer, percorrendo o céu de leste a oeste.
Não é preciso qualquer instrumento para observar. Mas quem tiver um binóculo, telescópio ou câmera com zoom, pode enxergar mais detalhes, como as crateras da superfície lunar, e fazer belos registros.
Se não conseguir observar hoje, tente amanhã (2), ou mesmo na quinta-feira (3), quando ela ainda estará superiluminada.
Fonte: Tilt Uol
Fonte: Tilt Uol