Aconteceu nesta quarta-feira, 02, na Fazenda Cristo Rei, em Castanheira, mais uma mobilização de um grupo de voluntários constituído por produtores rurais dos municípios de Castanheira e JuÍna, em prol do Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCanMT), sediado em Cuiabá.
Desde 2018 o grupo já se mobiliza em Castanheira, visando obter recursos para a instituição, que tem realizado consultas, diagnósticos e encaminhamentos em no município, numa ação que tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo Raphael Nogueira, um dos participantes, a pandemia em curso no mundo impossibilitou a realização do leilão presencial que tem se realizado a partir de 2018. Contudo, apesar de todos os limites e da mobilização acontecer de última hora, foram doados 66 animais, com apuração de R$ 119.280,00.
“Ainda serão somados valores referentes a doações em dinheiro”, destaca, observando que após todos os levantamentos os recursos serão encaminhados ao Hospital. A iniciativa tem como parceiros principais a Loja Maçônica Monte Moriá de Castanheira e a Associação dos Criadores de Mato Grosso, Acrimat.
O Começo
Castanheira já tem uma mobilização semelhante, que acontece a mais tempo, em prol do Hospital de Câncer de Barretos. Considerando as ações do HCanMT em Castanheira, a partir de 2018 leilões de gado para arrecadação de recursos para a instituição do Estado começaram a ser realizados.
Uma das entusiastas do movimento, Simone Schaffel lembra que as campanhas de prevenção do Hospital do Câncer de Mato Grosso, também conhecido como Hospital do Câncer de Cuiabá, contam com exames preventivos de câncer de colo de útero, próstata, mama e pele.
A doença
Câncer é um termo genérico usado para definir uma série de doenças que possuem diferentes abordagens preventivas, diagnósticas e terapêuticas. Sua incidência tem aumentado de forma preocupante nas últimas décadas, trazendo forte impacto sócio econômico no desenvolvimento de vários países.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a segunda causa de morte no mundo.