Semana terá um dia "gelado" em Castanheira

RESUMO DA NOTÍCIA

Para os que apreciam o frio, semana será de bater os queixos em muitas regiões do país, especialmente no sul, onde temperaturas mínimas poderão chegar até 15° negativos. Por aqui...
As redes sociais foram tomadas nos últimos dias de informações sobre uma onde de frio atípica no país nos próximos dias, que seria a mais radical dos últimos 50 anos. 

Num debate em rede nacional, um programa televisivo, gerado a partir de Porto Alegre, RS, neste sábado, 24, informou-se que órgãos climáticos dos EUA teriam alertado o governo brasileiro sobre a importância de cuidados redobrados na região sul do país, onde a temperatura em algumas cidades pode chegar a 15 graus negativos.

E Mato Grosso? E Castanheira? Embora temperaturas muito baixas não sejam muito comuns no Estado, excetuando a região da Chapada dos Guimarães, as previsões são de que a semana terá alguns dias ou pelo menos algumas horas em alguns dias, gelados.

Começando pela capital, a previsão é de que o tempo comece a mudar na quarta-feira, 28, quando os termômetros poderão registrar mínima de 14°, segundo o CPTEC, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Já o Clima Tempo, mais conservador, indica mínima de 16°. 

No final de semana os cuiabanos devem preparar os cobertores e manter em dia as roupas de frio, pois a mínima deve chegar aos 12°, segundo o Clima Tempo, e menos de 10° segundo o CPTEC, que é um órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Na Chapada, referência das menores temperaturas do Estado, a próxima sexta, 30, temperatura de mínima  pode chegar aos 3°, segundo o Clima Tempo, podendo beirar 0 grau, segundo o CPTEC.

Castanheira segue a mesma tendência do Estado, ou seja, as ondas frias do sul, embora menos frias, devem aparecer, promovendo um declínio na temperatura a partir da quarta feira, 28. Neste dia a mínima deve ser de 18° e a máxima de 30°, segundo o Clima tempo, e 16° de mínima e 30° de máxima de acordo com o CPTEC.

Para os que apreciam a cultura do frio, num município em que a presença sulista é muito forte, a próxima quinta-feira, 29, pode ser o dia mais frio do ano, embora o Clima tempo indique 17° de temperatura mínima. Mas, segundo o CPTEC, a mínima pode chegar aos 13°.