A madrugada desta quarta-feira, 30, deve ser uma das mais frias do ano em Castanheira, que tem experimentado desde ontem, 29, um pouco do frio que está produzindo neve e temperaturas abaixo de zero nos Estados do Sul e no vizinho Mato Grosso do Sul.
Segundo os institutos de meteorologia, nas primeiras horas a mínima deve atingir 12° e a máxima do dia deve ficar nos 26 graus, parâmetros que indicam um dia atípico e que mexe com as lembranças de vários moradores que tem raízes nas regiões frias do país.
Nesta quinta-feira a temperatura ainda estará baixa, entre a mínima de 13° e a máxima de 28°. A partir daí, os resquícios da frente fria do sul começam a deixar a região. No domingo, a máxima já estará na margem dos 34°.
Nas redes sociais as últimas horas do castanheirense segue a dinâmica de outros municípios do Estado e, claro, dos Estados onde o frio tem sido mais intenso. Não faltam brincadeiras sobre coragem para o banho. Se essa prática pode ser evitada, duro é enfrentar a lida de tirar leite.
Num cotidiano de poucos dias, algumas coisas típicas da cultura de inverno acabam sendo incorporadas pelo castanheirense. Uma delas, tirar as blusas do baú. E hábitos que prevalecem mesmo no verão, como um bom caldo, regado a um bom vinho, ganham força. O chimarrão, comum em muitos lares, mais sabor. Viva o frio!